Vermiculita e Perlita: diferenças e como utilizar

A maior diferença entre a Vermiculita e a Perlita é que, a primeira aumenta a retenção da água enquanto a segunda ajuda na drenagem. Continue lendo para aprender tudo o que você precisa sobre esses componentes!

Vermiculita

vermiculita

Em primeiro lugar, é importante saber que a Vermiculita é um componente mineral muito utilizado para o crescimento e desenvolvimento de plantios.

Ela possui uma capacidade de impactar positivamente o solo, melhorando sua qualidade e a saúde das plantas. Seu papel é facilitar a infiltração da planta e sua capacidade de absorver minerais. Também controla de forma eficaz a acidez do jardim, resultando em um subsolo mais equilibrado.

Pode ser colocada em qualquer tipo de solo, pois não apodrece e nem estraga, não acumula fungos, é inodora e estéril. Além disso, por ser um ingrediente não tóxico, é possível usa-lá com frequência. Porém seu uso acaba elevando o pH do solo e algumas plantas podem não suportar esse substrato por não necessitarem de umidade constante.

Quando usada com água, a Vermiculita retém líquido e resulta na diminuição da frequência de regas. Além de permitir que as plantas obtenham a maior parte dos nutrientes existentes. Contudo, ela não possui nutrientes próprios, por isso deve ser misturada com adubo e terra para ter um desempenho eficiente.

No espaço urbano, ela realça a tonalidade das cores das plantas e torna o ambiente mais vivo e bonito.

A Vermiculita serve também para solos argilosos e secos, pois seu papel é transformar a terra em arejada e porosa, possibilitando o cultivo nessas áreas. Da mesma forma, a Vermiculita fina ajuda na germinação das sementes e no desenvolvimento da planta nos primeiros dias.

É importante lembrar que esse ingrediente não deixa o solo encharcado, ela ajuda a água a circular mais facilmente pelo solo, libertando umidade apenas quando necessário.

Vermiculita na germinação de sementes:

Pode ser usada sozinha ou misturada com terra. Por ser um composto sem nutrientes, se usado sozinho, recomenda-se dissolver uma colher de sopa de fertilizante em quatro litros de água e depois regar essa mistura até que apareçam as primeiras folhas.

Vermiculita em vasos ou canteiros

Recomenda-se que utilize três partes iguais de terra, composto e Vermiculita.

Perlita

A Perlita é um composto mineral totalmente inativo: sem contaminantes, fungos, insetos ou outras sementes que possam prejudicar as plantações. Não absorve muita água e permanece inalterada ao longo do tempo.

Graças à sua alta porosidade, esse composto fornece a renovação da composição do ar que uma terra compactada precisa para que as raízes das plantas possam respirar. A Perlita retém a umidade em sua superfície e ajuda as raízes a obter água e o suprimento de oxigênio necessários.

Da mesma forma, além desses benefícios, ela ajuda a aumentar a exposição à luz das plantas, o que também afasta certos insetos e auxilia na defesa das plantas. Durante altas temperaturas, uma camada de Perlita na superfície do substrato também evita o superaquecimento.

Por fim, o uso de uma mistura padrão de Perlita, com uma parte de substrato e outra de turfa, é o ideal para a maioria dos cultivos em plantas, promovendo a oxigenação para as raízes. Inclusive, ela é um excelente composto para enraizar estacas e produzir clones.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *