Tudo sobre o Girassol – Dicas e como cultivar

O nome científico do Girassol é “Helianthus annuus”, que significa “flor do sol”. É originário da América do Norte e possui uma característica muito particular e interessante, chamada “heliotrópica”. Ou seja, à medida que a flor amadurece, o caule gira a flor para o sol e, quando o caule para de crescer, a flor fica parada em direção ao oriente até morrer.

A princípio suas pétalas são amarelas ou possuem tons alaranjados, que refletem energia positiva e representam felicidade e nobreza. Além disso, existe uma crença de que suas flores trazem sorte e boas vibrações, portanto, ele é muito procurado para decorar ambientes e jardins.

O Girassol pode ser encontrado em pelo menos 70 espécies diferentes, que são divididas em três grupos: altos, anões e coloridos.

Em 1888, Vincent Van Gogh pintou uma das mais famosas e simbólicas representações da flor, que por ser tão especial e popular até os dias de hoje, possui um dia em comemoração a sua beleza: 1° de maio.

girassol

Dicas de como cuidar do Girassol:

  • Primeiramente, plante o Girassol em um local em que ele possa receber o máximo de luz solar possível;
  • Então certifique-se que usará um solo com terra fofa, bem fértil e drenado;
  • Plante a semente em um buraco (misturado com adubo) de 2,5 cm de profundidade e regue após tampar novamente com a terra;
  • O ideal é manter o solo úmido durante o período de germinação (7 a 10 dias), mas quando as primeiras folhas aparecerem, regue apenas uma vez ao dia sem encharcar o solo;
  • Caso plante mais de um pé, mantenha uma distância mínima de 25 a 50 centímetros entre eles.

A floração dos Girassóis acontece no verão e se estende até o começo do outono, mas apesar disso, você pode guardar as sementes para o replantio no próximo ano.

buquê de girassol

Resumo:

Nome Científico: Helianthus Annuus

Nome Comum: Girassol

Família: Asteraceae

Dimensão: Depende da espécie, variando de 15cm à 4 metros e meio.

Plantio: Verão

Exposição: De 6h a 8h por dia em exposição direta com o sol

Solo: Com terra fofa, bem fértil e drenado.

Rega: Manter o solo úmido durante o período de germinação (7 a 10 dias) e regar apenas uma vez por dia (sem encharcar o solo) quando as primeiras folhas aparecerem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *