Tudo sobre a Azaleia – Dicas e como cultivar

A Azaleia é um arbusto de porte médio que se originou na Ásia mas teve uma rápida adaptação no Brasil. Ela produz uma variedade de flores coloridas: amarelas, vermelhas, laranja, rosa, roxo, brancas e até mesmo lilás, uma mais linda do que a outra.

Os principais símbolos que a Azaleia carrega são: feminilidade, delicadeza, amor e perseverança. Mas, a Azaleia rosa também representa o amor à natureza, enquanto a Azaleia branca representa o romance e a Azaleia vermelha, quando dada como presente, significa que você ama a pessoa presenteada.

Além de possuírem uma beleza exuberante, são flores que possuem vida longa e forte resistência ao frio.

Dicas de como cuidar da Azaleia:

  • Apesar de possuir fácil adaptação com qualquer tipo de solo, o mais recomendado para um crescimento próspero é o solo adubado com composto orgânico.
  • A poda deve ser feita após a floração, retirando as folhas amareladas ou secas, flores murchas e galhos em excesso, para estimular o crescimento de novos botões.
  • Enquanto a flor da Azaleia ainda é um botão, é necessário garantir que ela receba pelo menos 4 horas de luz direta do sol ameno. Apenas depois que já estiver florida você poderá deixá-la em outros lugares da casa, porém, mantenha sua planta próxima a janelas ou em locais com boa luminosidade.
  • Para manter a Azaleia crescendo e florescendo, é recomendado o uso anual de um fertilizante granulado específico para essa planta.
  • Proteger a sua planta de geadas é importante para impedir que novos brotos morram. Ela pode demorar a se recuperar e então não dará novas flores.
  • O ideal é regar a Azaleia pela manhã, para que elas tenham o dia todo para absorver a água. É importante molhar as folhas da sua planta na hora de regar, sempre mantendo atenção ao solo que deve se manter úmido, mas não encharcado.
azaleia

Nome Científico: Rhododendron simsii

Nome Comum: Azaleia

Família: Ericaceae

Dimensão: De 60cm até 1,80m, dependendo da espécie.

Plantio: Final da primavera ou início do outono.

Exposição: Pelo menos 4 horas de luz direta do sol ameno.

Solo: Adubado com composto orgânico.

Rega: A rega deve ser feita pela manhã, molhando as folhas e sempre mantendo o solo úmido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *