Espírito Santo, também conhecida como Bico-de-Papagaio ou Poinsétia, é uma flor nativa do México. Seu nome científico é “Euphorbia Pulcherrima”, que significa “a mais bela das eufórbias” e, do mesmo modo, é através desse nome que é possível reconhecer essa flor em qualquer lugar.
É uma flor que floresce no inverno durante a época de Natal, nos países do Hemisfério Norte. Por esse motivo, ela recebeu um novo nome e pode ser conhecida também como Flor do Natal, já que se tornou um símbolo natalino e hoje é muito utilizada para decorar a casa durante as festas de fim de ano.
Depois que adquirir o seu vaso para a decoração de Natal, você pode cultivá-lo posteriormente até mesmo no seu jardim, com bastante sol para que a planta possa se desenvolver e florescer novamente.
Lembre-se de ter cuidado com a seiva leitosa do Espírito Santo, pois em contato com a pele, ela provoca inflamações e dor. Em contato com os olhos, pode provocar irritação e até mesmo dificuldades na visão e, se ingerida, pode causar náuseas, vômitos e diarréia.
Desse modo, ao contrário do que muita gente pensa, as folhas vermelhas não são as flores da Poinsétia, são apenas adaptações para parecerem flores e protegerem a flor de verdade, que são as bolinhas amarelas dentro dela.
Dicas de como cuidar do Espírito Santo:
- Apesar de se adaptar em ambientes meia-sombra, ela precisa ser cultivada em sob sol pleno para se desenvolver bem.
- Se cultivada em vaso, certifique-se que sua planta possui um solo bem adubado e com bastante matéria orgânica.
- No caso da sua flor estar em área externa, faça a rega três vezes por semana ou até dia sim, dia não. Já se ela estiver dentro de casa, regue duas vezes por semana caso ela esteja em um vaso de plástico e três vezes caso esteja em um vaso de barro. Mas sempre verifique o solo antes de regar e, se ele estiver úmido, então não será necessário molhar mais.
- O Espírito Santo não tolera geadas e correntes de vento.
- É uma flor que responde bem à adubação foliar.
Nome Científico: Euphorbia Pulcherrima
Nome Comum: Espírito Santo
Família: Euphorbiaceae
Dimensão: Com espaço, pode crescer até 3m de altura.
Plantio: Primavera
Exposição: Sol pleno.
Solo: Bem adubado e com bastante matéria orgânica.
Rega: Depende de onde estiver plantada.