O Crisântemo é uma espécie de flor nativa da Ásia, que possui diversas variedades. A princípio, estima-se que há possibilidade de encontrar mais de 800 tipos de Crisântemos ao redor do mundo, tanto no porte pequeno quanto no porte grande e em cores variadas.
Eventualmente, na Ásia, existe um ditado popular que diz “se queres ser feliz por toda a vida, cultive crisântemos”. Do mesmo modo, para os budistas, é uma flor que significa felicidade e alegria para um lar. Já no Brasil é uma flor muito usada em velórios e no Dia de Finados, pois significa “beleza na morte e na vida”.
Contudo, as diversas cores do Crisântemo possuem diferentes características e significados:
- Branco: paz e sinceridade.
- Amarelo: felicidade, amizade e satisfação.
- Rosa: mocidade, uma ponte entre a ingenuidade e o desejo.
- Vermelho: amor.
Dicas de como cuidar do Crisântemo:
- Antes de mais nada, essa não é uma flor exigente e costuma se desenvolver bem em diferentes terrenos, mas o solo ideal para cultivar seu Crisântemo é com muita matéria orgânica ou composto trabalhado, além de terra leve e boa drenagem, pois protege suas raízes e garante um crescimento saudável. É uma planta que também gosta de um solo com pH relativamente ácido.
- A exposição ideal para cultivar o seu Crisântemo é na meia sombra.
- Regue sua planta duas ou três vezes por semana, sem molhar as flores, apenas o solo. Mas é sempre importante verificar a umidade do solo antes disso, pois se ele ainda estiver molhado, não será necessário fazer a rega novamente.
- A adubação pode ser feita de 15 a 30 dias antes do início da plantação. Já a fertilização, o recomendado é fazer pelo menos uma vez por mês, pois ela atua como fonte de vitaminas e nutrientes para a planta.
- Por último, corte as folhas secas e as flores murchas periodicamente, pois é fundamental para facilitar o crescimento bonito e saudável do Crisântemo.
Nome Científico: Chrysanthemum
Nome Comum: Crisântemo
Família: Asteraceae
Plantio: Primavera
Dimensão: Pode atingir até 1 metro de altura.
Exposição: Meia sombra.
Solo: Leve, com boa drenagem, rico em matéria orgânica e com pH relativamente ácido.
Rega: 2 ou 3 vezes por semana.