As Violetas são plantas muito populares quando o assunto é a decoração de casas e apartamentos. Nativas do continente africano, foram descobertas em meados do século XX e, a partir daí, se tornaram muito populares ao redor do mundo. Hoje pode-se encontrar mais de 250 variedades dessa planta, que é perfeita para decorar qualquer ambiente de forma delicada e romântica.
Suas flores são pequenas e coloridas e possuem pétalas que podem ser encontradas nas cores branco, lilás, roxo, rosa, verde e até mesmo pétalas que possuem duas cores. Já suas folhas são redondas e possuem tons de verde intenso.
Dicas de como cuidar da Violeta:
- É importante cultivar sua Violeta próxima de janelas ou varandas, para que ela receba bastante luz indireta do sol, pois a luz direta pode queimar a planta. Porém evite que elas tomem muito vento.
- Na hora de fazer a rega, lembre-se de não molhar suas flores e as folhas, pois elas podem manchar e apodrecer. Regue apenas molhando diretamente o substrato e o mantenha sempre úmido, mas não encharcado, pois pode deixá-la mais vulnerável à fungos.
- Para que as Violetas tenham um desenvolvimento perfeito, faça podas periódicas, tirando as folhas amareladas, escuras ou podres da planta. Lembre-se de utilizar uma tesoura limpa e própria para podas.
- A adubação é ideal para o solo e para a planta, pois facilita seu crescimento e promove uma bela floração. Utilize fertilizantes livres de ureia, como os 20-20-30 ou 12-36-14. Mas você também pode encontrar adubos específicos para Violetas e essa reposição de nutrientes dever ser feita uma vez por mês.
- O vaso mais recomendado para plantar a sua Violeta é o de barro, pois ele absorve melhor a umidade e permite que as raízes da planta “respirem” de forma adequada.
- O cultivo em vaso da Violeta pode ocorrer o ano todo, com os cuidados adequados. Mas a melhor época para o seu plantio é na primavera, onde o clima não é nem muito frio e nem muito calor.
Nome Científico: Violaceae
Nome Comum: Violeta
Família: Gesneriaceae
Plantio: Primavera
Dimensão: Possuem um porte de aproximadamente 15cm.
Exposição: Meia sombra.
Solo: Preparado com uma mistura de areia, terra e turfa.
Rega: 2 vezes por semana nas estações mais quentes do ano e 1 vez nas estações mais frias.