Antes de mais nada, devemos saber que as Orquídeas são plantas bem resilientes, ou seja, são capazes de se adaptar bem em diversos ambientes. Por terem uma bela aparência, constantemente são procuradas para ornamentar casas e jardins.
Ao contrário do que muitos pensam, as Orquídeas não são plantas parasitas, elas são epífitas, pois se nutrem apenas do material em decomposição que cai das árvores.
A princípio, se contarmos as Orquídeas encontradas na natureza e as criadas nos laboratórios, estima-se que existem mais de 25 mil diferentes espécies dessa planta. Por exemplo, podemos encontrar essa flor em todos os continentes, exceto na Antártida, devido ao seu clima de aproximadamente -40 °C.
Dicas de como cuidar da Orquídea:
- Evite que ela receba a luz solar direta nos períodos mais quentes (durante o sol da tarde, por exemplo). Opte por deixá-la próxima a uma janela que tenha bastante claridade.
- Não plante sua Orquídea em um local onde tenha bastante vento e umidade em excesso, pois esses fatores podem influenciar no bem-estar da planta.
- Dê prioridade para planta-la em um vaso plástico transparente, já que a Orquídea gosta que suas raízes se mantenham a mostra.
- Regue duas vezes por semana durante as épocas mais quentes e apenas uma vez por semana nas épocas mais frias do ano. Sempre evite acumular água no vaso da sua Orquídea.
- A adubação depende muito do adubo a ser utilizado, mas normalmente deve ser feita de 15 em 15 dias ou uma vez por mês.
- Elas gostam de bastante espaço e circulação de ar.
- Faça a poda com equipamentos esterilizados. Após isso, se sua planta apresentar machucados no caule, use canela em pó como remédio, pois ajuda na cicatrização e impede que as pragas se aproveitem dessas partes expostas.
- Folhas muito escuras indicam falta de luz e folhas amareladas indicam o excesso de luz.
- Para prevenir que as pragas apareçam na sua planta, utilize uma escova de dentes para passar sabão de coco nas folhas.
RESUMO:
Nome Científico: Orchidaceae
Nome Comum: Orquídea
Família: Asparagales
Dimensão: De 5cm a 20cm
Plantio: Primavera
Exposição: Cultive-a próxima de uma janela que tenha bastante claridade ou em um local que receba a luz direta do sol apenas pela manhã.
Solo: Utilize substrato de húmus, coloque muita terra vegetal e compostos orgânicos.
Rega: Duas vezes por semana nas épocas secas e uma vez por semana nas épocas com mais umidade.