A Begônia é uma das flores para jardim mais populares e fáceis de cultivar, possui belas flores e folhas e, como resultado, acaba sendo muito apreciada por amantes de plantas. As espécies e variedades híbridas dessa flor ultrapassam a contagem de mil, cada uma possuindo seus próprios encantos diferentes.
Desse modo, apesar da grande diversidade de Begônias, o cultivo e os cuidados não são muito diferentes. Ou seja, por esse motivo e por florescer durante a maior parte do ano, essa flor é a escolha perfeita para decorar jardins, ambientes ou para presentear alguém especial.
A princípio, por ser originária da América tropical, é uma planta facilmente cultivada no Brasil. A Begônia carrega consigo um forte significado de fertilidade, então é perfeita para namorados, já que está associada ao verdadeiro amor.
Dicas de como cuidar da Begônia:
- Acima de tudo, elas precisam de luz direta do sol e devem ser cultivadas em lugares onde fiquem protegidas de chuvas, frio e ventos.
- O solo deve ser úmido e com boa drenagem, para que a água não aproveitada pela flor possa sair. Ele também deve ser rico em matéria orgânica.
- A rega deve ser feita abaixo das flores e folhas para evitar o surgimento de fungos. Só molhe sua planta caso o solo esteja seco, procurando mantê-lo sempre úmido.
- Sempre faça a poda das flores e folhas doentes para evitar que elas contaminem o resto da planta.
- O surgimento de folhas marrons na sua Begônia pode significar falta ou excesso de água, então sempre fique de olho para manter o controle.
- Faça uma pode geral durante a primavera, cortando na diagonal e sempre acima de uma folha, para estimular a criação de novos brotos.
- Por último, a adubação vai depender do adubo escolhido.
Nome Científico: Begonia elatior
Nome Comum: Begônia
Família: Begoniaceae
Dimensão: Até 40cm.
Plantio: Outono
Exposição: Luz direta do sol.
Solo: Com boa drenagem e rico em matéria orgânica.
Rega: A rega deve ser feita abaixo das flores e folhas, mantendo o solo úmido.