A Gérbera é uma flor com grande resistência, que possui variações de cores bem vibrantes e não é muito exigente na questão de cuidados. Originária da África do Sul, ela recebeu esse nome em homenagem a quem a descobriu, Traugott Gerber. Bem como é uma flor silvestre e esse fator a faz se adaptar com facilidade a diversos tipos de solos.
Sobretudo, ela possui grande popularidade entre os floristas para a preparação de buquês e arranjos, sendo a quinta flor de corte mais vendida no mundo, ficando atrás apenas das rosas, cravos, crisântemos e tulipas.
De forma abrangente, a flor Gérbera simboliza novos começos, mas cada cor diferente dessa planta também traz um significado específico:
- Branca: paz e inocência.
- Amarela: alegria, sucesso, prosperidade e luz.
- Rosa: feminilidade, delicadeza, sensualidade e amor.
- Vermelha: pureza e amor.
- Roxa: elegância.
- Laranja: felicidade.
Dicas de como cuidar da Gérbera:
- Apesar de se adaptarem à solos pobres, apreciam muito mais os solos ricos em matéria orgânica e com boa drenagem. O nível de fertilidade do solo deve ser de médio a alto e o pH relativamente ácido.
- Regue sua Gérbera para manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado.
- Em regiões com um clima ameno, cultive sua Gérbera na luz direta do sol. Já em regiões onde o clima é muito quente, faça o cultivo da flor em locais meia-sombra.
- Bem como é importante que ela esteja em um local bem arejado e ventilado.
- É importante podar e remover as folhas e flores mortas. Ao final da floração, o ideal é podar rente ao solo para estimular uma nova floração.
Nome Científico: Gerbera jamesonii
Nome Comum: Gérbera
Família: Asteraceae
Dimensão: De 30cm à 40cm
Plantio: Outono
Exposição: Depende da região.
Solo: Rico em matéria orgânica e com boa drenagem.
Rega: Mantendo sempre o solo úmido.