Tudo sobre a Begônia Maculata – Dicas e como cultivar

Você sabia que a Begônia Maculata é uma planta originária do Brasil? Isso mesmo! Ela tem origem nas nossas matas tropicais localizadas no sudeste e centro-oeste. Nessa matéria você irá conhecer mais sobre essa linda planta que fez muito sucesso entre os amantes de plantas e, até hoje chama atenção de quem a vê.

A Begônia Maculata é uma planta de ambiente interno fácil de cultivar, que adapta-se facilmente em um apartamento ou varanda. Ela se distingue por sua folhagem verde assimétrica com manchas brancas e seus caules grossos.

É uma planta que se desenvolve facilmente a uma temperatura entre 15 e 25°C e a época ideal para plantar a Begônia Maculata é o outono. Ela desenvolve bem em ambiente claro, mas não se deve deixá-la diretamente exposta à luz solar. Caso note que sua Begônia está com a folhagem pouco desenvolvida, provavelmente é devido à falta de luz, então é necessário aproximá-la de uma fonte de luz.

Quem é adepto do Urban Jungle vai amar ter uma dessas em casa!

Dicas de como cuidar da Begônia Maculata:

  • Regar de duas a três vezes por semana, sem encharcar o solo. Se sua Begônia parecer “desmaiada” ou tiver tendo queda de folhas, cuidado, pois pode significar falta de água. Já se o caule estiver mole e amarelado, é um sinal de que você está dando água demais para ela.
  • Regue com um borrifador, evitando molhar diretamente as folhas e não deixando água acumulada nelas, pois pode facilitar o surgimento de fungos, além de manchar elas.
  • Mantenha ela em um local onde ela possa receber o sol fraco da manhã ou do fim da tarde, já que elas não gostam de sol pleno. Ou também, opte por um local onde ela não receba a luz direta, mas que tenha bastante luminosidade.
  • Faça o plantio durante o outono, por causa do clima mais ameno dessa época do ano. Para isso, utilize um solo com matéria orgânica.
begonia maculata

Resumo:

Nome Científico: Begônia Corallina

Nome Comum: Begônia Maculata

Família: Begoniaceae 

Dimensão: De 80cm a 100cm de altura.

Plantio: Outono

Exposição: Algumas horas de sol fraco, pela manhã ou no final da tarde. Ou bastante luz durante o dia, sem exposição direta ao sol.

Solo: Com matéria orgânica.

Rega: De duas a três vezes por semana, sem encharcar o solo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *