As Petúnias são flores bonitas e encantadoras, muito procuradas para complementar a decoração de casas e até mesmo de jardins. Sua popularidade se destaca principalmente pelo fato de serem tolerantes ao calor e fáceis de cultivar e propagar.
É uma flor que remete transformação e sabedoria e, na língua dos índios Tupi, significa “flor vermelha”. Ela pertence à família Solanaceae e é originária de locais tropicais e subtropicais da América do Sul. São encontradas, em sua maioria, de forma híbrida nos jardins.
A flor Petúnia possui um composto orgânico natural, sendo um pigmento hidrossolúvel de coloração vermelho-escuro ou púrpura, por isso suas cores são mais fortes e chamativas.
Dicas de como cuidar da Petúnia:
- Certifique-se que ela receberá bastante sol, isso irá ajudar para que ela floresça bem. Mas cuidado, temperaturas altas demais podem murchar a flor, por isso o recomendado é cultivar em meia sombra ou sol pleno.
- Cultive em um solo de boa drenagem, fértil e rico em nutrientes.
- Mantenha o solo úmido, mas não encharcado, por isso o ideal é regar sua Petúnia na base (não molhar as flores ou os botões), 2 ou 3 vezes por semana. No verão, regue pelo menos uma vez por dia.
- Faça a fertilização a cada 30 dias, de manhã ou no final da tarde, regando primeiro para não queimar as raízes.
- Remova as flores secas.
- Na primavera, a propagação das flores da Petúnia ocorre mais facilmente.
Resumo:
Nome Científico: Petunia x hybrida
Nome Comum: Petúnia
Família: Solanaceae
Dimensão: De 30cm a 50cm de altura.
Plantio: Primavera e verão.
Exposição: Meia sombra ou pleno sol (onde floresce mais).
Solo: Com boa drenagem, fértil e rico em nutrientes.
Rega: O ideal é regar sua petúnia na base 2 ou 3 vezes por semana. No verão, regue pelo menos uma vez por dia.