O Agerato é uma planta popular e de fácil cultivo. É conhecido também por outros nomes, como: celestina, erva-de-santa-lúcia, erva-de-são-joão, mentraço e mentrasto. Ele pertencente a família Asteraceae, originária das América Central e América do Norte, mais especificamente no México.
Seu nome é uma derivação da palavra Ageratyn, que vem do grego e significa “não envelhecer”. Por esse motivo, essa é uma flor que simboliza a pureza espiritual e a eternidade.
Suas flores são numerosas e felpudas, perfeitas para marcarem caminhos e canteiros. Mas você também pode plantá-la em vasos e jardineiras, pois fazem um ótimo trabalho ao ornamentar varandas e sacadas. Possuindo três tamanhos diferentes: 15cm, 20cm e 30cm, o Agerato floresce no inverno e na primavera e é comum nos tons azul e lilás, mas também possui variações róseas ou brancas.
Dicas de como cuidar do Agerato:
- A melhor época para se plantar o Agerato é no outono, lembre-se de fazer isso em um solo rico em matéria orgânica, fértil e com boa drenagem;
- É uma planta que tolera bem as baixas temperaturas e seu cultivo deve ser feito em sol pleno ou meia-sombra, principalmente nas épocas mais quentes, onde o Agerato deve ser protegido do sol forte;
- Regue de forma regular, pelo menos duas vezes por semana, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Durante o outono e o inverno, reduza a frequência das regas.
- Pode as flores murchas para que a planta não desperdice energia e nutrientes com elas. Além disso, faça a fertilização mensalmente durante a primavera, sempre regando o solo primeiro para evitar a queima das raízes. Esses fatores irão estimular maiores florações.
- Evite que a sua planta esteja exposta a geadas e encharcamentos, já que ela não suporta essas condições.
Resumo:
Nome Científico: Ageratum Mexicanum
Nome Comum: Agerato
Família: Asteraceae
Dimensão: De 15cm a 30cm
Plantio: Outono
Exposição: Sol pleno ou meia-sombra
Solo: Fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica
Rega: Regularmente, deixando o solo úmido mas não encharcado.