Você é um amante de plantas porém não possui espaço em casa para cultivá-las com muito sol? Não se preocupe, pois existem muitas flores e plantas que podem sobreviver com apenas um pouco de sol vindo indiretamente de uma janela ou varanda. A Esalflores preparou essa lista com apenas algumas das plantas que não precisam de luz do sol, para você decorar e levar mais cor e vida para a sua casa!
1 – Orquídeas
As Orquídeas são ótimas escolhas para decorar interiores, visto que são capazes de se adaptar em vários ambientes. É uma planta que gosta de sol sem exageros, então tende a preferir o sol da manhã ou o do final da tarde. Por isso, opte por plantá-las em locais que recebam luz do sol até as 9 horas ou depois das 16 horas.
Lembrete: elas precisam tomar sol e ficar em locais arejados para florescerem.
2 – Violetas
Tanto o interior de sua casa quanto seu jardim podem ser ótimos lugares de escolha para cultivar as Violetas. Apesar de gostarem de iluminação e precisarem disso para um crescimento saudável, o recomendado é cultivá-las em meia-sombra em locais bastante arejados. Evite colocá-las em exposição direta com o sol, pois isso pode queimar suas folhas e flores.
3 – Zamioculca
A Zamioculca, símbolo da fortuna, praticamente não exige cuidados, por isso é altamente recomendada para quem mora em apartamentos ou possui pouco tempo para cuidar das plantas. Em seu ambiente natural, a Zamioculca costuma ficar embaixo das copas das árvores. A recomendação é deixá-la em locais que ela receba luz difusa ou o sol da manhã, pois se expostas em sol direto, suas folhas podem ficar amareladas.
4 – Antúrio
O Antúrio é uma planta de meia-sombra, ou seja, o contato direto com o sol pode prejudicar e atrapalhar seu cultivo. Os melhores lugares para se cultivar o Antúrio são áreas próximas da janela ou varandas.
Mas assim como a Zamioculca, o Antúrio também pode se adaptar em jardins, estando sob copas de árvores ou pequenos arbustos. Não deve ser mantido em locais com muita sombra, pois as pragas estarão mais suscetíveis a danificarem a planta.
5 – Lírio-da-Paz
Naturalmente, o lírio-da-Paz cresce em florestas e está acostumado com muita sombra. Portanto, encontra-se na lista de plantas mais fáceis de cultivar, já que crescem bem em ambientes internos, apenas com um pouco de sombra e água. Se optar por cultivá-los em ambientes externos, faça isso à sombra de plantas maiores.
6 – Begônia Maculata
Quem é adepto do Urban Jungle vai amar ter uma dessas em casa! A Begônia Maculata é uma planta de ambiente interno fácil de cultivar, que adapta-se facilmente em um apartamento ou varanda. Cultive ela em um local onde possa receber o sol fraco da manhã ou do fim da tarde, já que elas não gostam de sol pleno. Ou também, opte por um local onde ela não receba a luz direta, mas que tenha bastante luminosidade.
7 – Costela-de-Adão
A Costela-de-Adão, muito amada não só por sua beleza, mas também por ser uma planta de fácil manutenção, pode ser cultivada em diversos ambientes diferentes, pois é bem adaptável. Mas ela gosta de luz, então opte por lugares claros, com meia sombra ou iluminação indireta, já que a iluminação direta pode prejudicar seu crescimento e sua vida útil.
8 – Samambaias
A única Samambaia que realmente gosta da luz do sol é a Samambaia Espada. As outras variedades dessa planta gostam da luz indireta e de locais sombreados. Portanto elas devem ser cultivadas próximo a janelas e varandas ou em garagens, lugares com luminosidade e até mesmo debaixo de árvores, mas nunca na luz direta do sol.
9 – Peperômias
As Peperômias são conhecidas por serem plantas muito fortes, de fácil cultivo e que exigem pouca manutenção. São plantas de meia-luz, ou seja, um pouco de luz é sempre bem-vindo, porém sem exageros. Evite colocá-las em locais que batem sol durante a maior parte do dia e opte por fazer seu cultivo em ambientes que recebam luminosidade ou a luz indireta da parte da manhã ou do final da tarde.